segunda-feira, 15 de abril de 2013

Teoria das relações humanas




Teoria das Relações Humanas

Esta teoria nasce de experiências feitas em uma fábrica em Chicago, como ideologia contrária à abordagem clássica da administração criticada por seu caráter exploratório da mão-de-obra do operário, beneficiando apenas o patrão.

A teoria das relações humanas (TRH) emergiu, influenciada pelas máximas da filosofia de John Dewey e da psicologia de Kurt Lewin, sob a necessidade de humanizar e democratizar os ambientes trabalhistas. Seu percussor foi o sociólogo australiano Elton Mayo – também um dos fundadores do método sociologia industrial estadunidense.

Esta corrente se classifica como Ciência social aplicada, abordando a adaptação do homem ao ambiente organizacional e vice-versa; considerando-o um ser racional-emocional, ou seja, motivado por sentimentos – ao contrário à Teoria Clássica que o vê como econômico-racional, voltando o interesse apenas nas vantagens financeiras. Na TRH, o comportamento do homem não é visto como padrão, mas sim individualizado, demandando carência de apoio, elogio e consideração como incentivos. A função do administrador aqui é a de amenizar os conflitos, proporcionando um ambiente de trabalho agradável e valorizando a união do grupo, como motivação para o aumento da produtividade.

  • CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. Volume II . São Paulo: Campus, 2005.


Discente Edla Gama

Teoria das Relações Humanas

A escola humanística nasceu da necessidade de se corrigir a forte tendência a desumanização  do trabalho com aplicação de métodos rigorosos, científicos e precisos. As principais razões para o surgimento da teoria das relações humanas foram: a necessidade de se humanizar e democratizar a administração; o desenvolvimento das chamadas ciências humanas; as ideias de John Dewey e da psicologia dinâmica de Kurt Lewin; a experiência de Hawthorne.

A experiência de Hawthorne é um conhecido marco que marca o principio dessa teoria; realizada nos EUA no ano de 1927, pelo médico Elton Mayo; suas conclusões não só proporcionaram a base da teoria humanística como mudaram a forma de interpretar a relação de homem e trabalho.  Entre elas está a relação entre o nível de produção e a interação social, sendo que o primeiro depende totalmente de uma saudável interação social no ambiente trabalhista, além disso, o comportamento do empregado não é uma entidade isolada, ele depende totalmente do grupo; em terceiro as recompensas e sanções influenciam na motivação do trabalhador – os trabalhadores eram impulsionados pela necessidade de reconhecimento e aprovação social (advém daqui o conceito de homem social).

Foi ressaltada ainda a existência dos grupos informais, a importância do conteúdo do cargo, levando em especial consideração os aspectos emocionais e ainda as relações e interações humanas como importante aspecto organizacional.

A partir desses pressupostos Mayo e seus colaboradores delinearam alguns conceitos representativos da teoria das relações humanas:

          1. O trabalho é uma atividade tipicamente grupal (sendo mais influenciado pelo grupo que por incentivos econômicos).
2. O operário não reage como individuo isolado.
3. A tarefa básica da administração é formar uma elite capaz de compreender e comunicar.
4.A pessoa humana é motivada essencialmente pela necessidade de ser reconhecida.
5. A civilização industrializada traz como consequência a desintegração da sociedade.

Enfim, na teoria das relações humanas há uma ênfase maior nas pessoas que nas máquinas, autonomia dos empregados, dinâmica interpessoal e grupal, delegação de autoridade.

  • CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. Volume II . São Paulo: Campus, 2005.


Discente: Taís Lima 


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