quarta-feira, 12 de junho de 2013

Atividades profissionais do psicólogo e redefinições estratégicas nas organizações.

Atividades profissionais do psicólogo e redefinições estratégicas nas organizações (Zanelli)

O título supracitado refere-se ao texto em que Zanelli trata de questões indispensáveis à formação do psicólogo organizacional. Inicialmente, ele apresenta as reinterpretações que devem ser feitas pelos profissionais e organizações, pois, encontramo-nos em constante curso cujas transformações são intensas e contínuas, demandando mudanças, fazendo com que haja a necessidade de adaptação das organizações. Estas precisam estar prontas para perceber o que o ambiente lhe solicita. Para tanto há de ter flexibilidade e eficiência interna, caracterizada pela vinculação, preparação, conhecimento e atitude daqueles que a compõem.

Para atingir o que se propõe acima, faz-se necessário que haja redefinições estratégicas das organizações. Estas redefinições são caracterizadas por mudanças, nem sempre, ou melhor, na maioria das vezes, não são bem vistas, já que trazem consigo o medo, o desconforto da ideia de não saber lidar, a incerteza de habilidade para atingir (ou não) os objetivos propostos. No entanto há de convir que a mudança também possa trazer benefícios se for vista como possibilidade de redirecionamento que está atrelado a aprendizagem, a autonomia, a horizontalização das relações. Estas ações são inerentes às nas organizações que almejam adaptar-se às mudanças no meio externo, pois se não amoldar-se, não poderá sobreviver a estas. (Zanelli, 2009)

Nessa perspectiva, a gerência necessita reconhecer as mudanças, adquirir um caráter participativo e planejar-se a fim de formar colaboradores críticos, capazes de fomentar ideias, propor soluções. 

Quanto ao psicólogo, espera-se que deixe de ser um aplicador de técnicas, para atuar como um capacitador estratégico, agindo como influente na mudança, participando dos planejamentos, assessorando a organização e seus colaboradores para o crescimento de ambos.

ZANELLI, J.C. Atividades profissionais do psicólogo e redefinições estratégicas nas organizações. In: ______. O psicólogo nas organizações de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Discente: Edla Gama
 


Atividades profissionais do psicólogo e redefinições estratégicas nas organizações (Zanelli)


Zanelli inicia este texto abordando as características da atual situação do mercado pela flexibilidade, instantaneidade, etc. O autor se propõe, então a explicitar, os conceitos intrínsecos nos vínculos, nos elos contidos nas indeterminadas estratégias necessárias na gestão das organizações.

Esses vínculos estão sendo constantemente modificados por influências externas e internas, através de uma descentralização crescente do domínio do poder, que tem levado á necessária revisão das expectativas, metas e valores dentro das empresas.

Esse poder está intrinsecamente ligado à aquisição de conhecimento e a capacidade de aprendizagem, interessante a diferenciação levada pela dupla responsável por conduzir a discussão, de que a aprendizagem organizacional não simboliza a soma das aprendizagens individuais; não é uma ciência exata, a distribuição de conhecimento e aprendizado tangencia as competências, estruturas e capacidade de cada funcionário envolvido no processo de gestão organizacional.

A intervenção do colega na sala relacionando esse conteúdo a o vídeo de Mundo S.A se faz pertinente, pois podemos ver como o investimento nos funcionários pode gerar mais retorno do que uma modernização mecânica, por exemplo.

Essa reestruturação da qual eu falava é ponto e local de intervenção do profissional de psicologia inserido nas instituições; me chamou atenção o fato de que o autor trás medidas pró-ativas para ilustrar atitudes possíveis na tentativa de revitalizar esses desgastados sistemas de interação social dentro de uma empresa, fábrica ou qualquer instituição. Apresento então os pontos que seriam:

·         Integrar suas percepções a dos outros;

·         Procurar validar suas percepções através do consenso da efetividade no grupo;

·         Além de possuir e atuar sob sólidos referenciais buscar inovar e criticar esses próprios referenciais;

·         Trabalha considerando diferentes possibilidades e cenários;

·         Precisa compreender suficientemente bem as variáveis e as formas de atuar sobre as mesmas;

·         Necessita do reconhecimento do que suas ações resultaram no ambiente, na empresa, etc.

Outro conceito importante apresentado foi o Empowerment que basicamente significa atribuir poder e importância, conscientizar todo e qualquer funcionário sobre seu papel e relevância na grande máquina que é uma empresa.

Fica claro na fala do autor a importância para o psicólogo de observar, reconhecer e compreender as interações e processos sociais presentes na empresa possibilitando assim identificar aspectos positivos (pensamentos empreendedores, motivação, autoestima) e também os negativos (pessimismo, insatisfação, ceticismo). Assim caberia ao psicólogo não apenas mediar ou resolver conflitos, como um bombeiro chamado nas emergências pontuais. Antes de qualquer coisa, caberia a ele conduzir aquilo que Zanelli denomina planejamento participativo – uma forma integrada de atuar que permite a empresa crescer e oferecer bons frutos aqueles que estão inseridos nela.


Referências:

ZANELLI, José Carlos. Capítulo três. O psicólogo nas organizações do trabalho.

Discente: Taís Lima

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