O filme em
comento foi dirigido por Roger Michell e conta com dois personagens principais
Gavin Benek (Ben Affleck) e Doyle Gibson (Samuel L. Jackson) cujo encontro se
dá – em uma manhã de sexta-feira santa, em Mahattan, Nova York – por meio de
uma colisão, envolvendo os carros dos dois.
O acidente é o
ponto inicial para a trama que envolve um advogado (Gavin) a defender uma causa
milionária e um pai de família (Doyle), alcóolatra em tratamento, a lutar para
reconquistar sua esposa e seus filhos.
Inicialmente,
Doyle é prejudicado por Gavin cujo problema não deseja resolver imediatamente
após o acidente, pois encontra-se atrasado para uma audiência e, na tentativa
de livrar-se de Doyle, Gavin acaba por lhe dar um cheque e, junto a este, uma
pasta com documentos importantes da empresa para qual trabalha.
Coincidentemente, Doyle também tem uma audiência na qual chega atrasado, o que
lhe prejudica diante da juíza e da sua esposa.
Quando Gavin nota não ter a pasta em mãos,
desespera-se. É, praticamente, aqui que o filme começa: dois homens
desesperados, por diferentes motivos. Esse desespero é o desencadeador dos
fatos que sucedem no decorrer do filme.
Diversas questões
são elencadas, a exemplo da ética, do comportamento humano, dos valores morais,
dignidade, honestidade, responsabilidade, dentre outros. Todos esses aspectos estreitam
a relação entre vidas pessoal e profissional, inclusive porque, para cumprir
seu papel profissional, Gavin deixa de cumprir da maneira mais correta, seu
papel pessoal de cidadão ao não acertar-se com Doyle, no momento exato.
Saliente-se a importância da comunicação tanto nos âmbitos
pessoal como no profissional. Talvez se ambos tivessem, desde o início,
estabelecido uma comunicação clara, não haveria tantos conflitos, os quais
colocaram à prova, a saúde mental de ambos cujas ações eram efetuadas de
maneira impulsiva, levando-os à perda do controle da situação.
O filme pode ilustrar várias outras discussões como as que
envolvem a família como fonte – ancestral – de apoio psíquico, o alcoolismo
como fator desestrturante das relações, capitalismo, os mecanismos de funcionamento
das organizações, a relação de poder entre chefe e empregado, dentre outros.
MICHELL, Roger. Fora de Controle. Título Original: Changing
Lanes. EUA, 2002. Disponível em <http://www.filmesdanet.net/2012/04/fora-de-controle-dublado-filmes-gratis.html.> 99 min.
Colorido. Sonoro. Dublado. Acesso em 01/07/2013.
Discente: Edla
Gama
Fora de Controle.
Ficha técnica. Disponível em: http://www.interfilmes.com/filme_v1_13402_Fora.de.Controle.html#Elenco.
Discente: Taís Lima
Resumo
do filme ‘fora de controle’
Fora
de Controle (Changing Lanes, 2002, EUA, Direção: Roger Michell). Consequência. Essa
seria a palavra que melhor definiria o filme em questão. A consequência da
pressa, a consequência de subjugar as pessoas, a consequência de descontar as frustrações
nas pessoas ao redor, enfim a consequência de nossos atos. No filme Gavin Banek
(Bem Affleck) está a caminho de um julgamento que mudaria o rumo de uma
milionária instituição de caridade, enfrentando o trânsito, atrasado, quando se
envolve em um acidente com Doyle Gispson (interpretado por Samuel L. Jackson),
e que por coincidência está a caminho do mesmo tribunal, na tentativa de
recuperar sua família, mas que acaba ficando no meio do caminho, uma vez que
Gavin não apenas tenta ‘suborná-lo’ como o deixa sozinho no meio de uma ponte.
Dadas
as devidas apresentações é bom destacar que o filme tem o aspecto positivo de
ser basicamente bem realista pra um filme de Hollywood, tenho uma sincera
dificuldade em me concentrar em filmes onde em menos de 24 horas o protagonista
desarma uma bomba atômica, salva a humanidade, e ainda vai jantar com a família,
embora também fiquei um pouco atônita com a solução final do filme. Foi tudo
meio simples de mais, a família perdoou o alcoólatra inveterado, o tubarão da Wall
Street (o sogro do Gavin) se dobrou a um advogado iniciante, em prol de um
final feliz?
Se
o fim foi meio frustrante o desenrolar da história é mais que eficaz em
ilustrar alguns aspectos da disciplina. O conflito ético entre Gavin e a
empresa que ele trabalha é pra mim o ponto alto do filme uma vez que toda essa discussão
sobre transferência, ressonância simbólica e história singular e o teatro do
trabalho está simbolizado na quase que edípica relação entre Gavin-Cynthia-e
seu pai (que não por acaso é sogro e chefe de Gavin). Visto como símbolo e
status de bem estar por Gavin, ele também simboliza aquilo que Gavin pode vir a
se tornar ou não. A depender das consequências de suas escolhas.
Os
padrões morais de Gavin começam a ganhar destaque a medida que contrariamente
ele vai interferindo na vida de um desavisado que supostamente fez algo que não
devia (não seria essa a função do advogado?) e a dimensão diacrônica dele se
choca com o padrão ético (?) proposto pela firma. Afinal de contas, o trabalho
prescrito é uma coisa, o executado é outra, e é nessa dimensão (por vezes
esquecida) que nasce o sofrimento de Gavin, e a maioria do sofrimento de milhões
de trabalhadores mundo afora.
Assim
o filme ilustra também como os aspectos pessoais estão intrinsecamente ligados
aos profissionais e a impossibilidade de separa-los como se propõe por inúmeras
vezes concepções ultrapassadas do sujeito no trabalho.
A
trama do filme (tirando o final, na minha opinião) é assim bem desenhada mostrando como o ser
humano muda quando se sente ‘acuado’, como desenvolvemos fortes mecanismos de
defesa em prol da preservação não só da espécie, mas também do status, dos
cargos, das figuras públicas que representamos. Todos os personagens assim
possuem papel importante no desenrolar das consequências daquele acidente
inicial. E quanto mais Gavin tenta consertar seus erros, mas ele se percebe se
tornando cada vez mais a emblemática figura de chefe/líder/sogro/pai que
representa o dono da empresa de advocacia que ele trabalha, e se percebe desejando ser
justamente o contrário.
Ao
voltar ao ponto inicial do filme – quando um Gavin machucado e frustrado se
recosta no carro quebrado e velho de Doyle, o filme deixa a mensagem que o que
fazemos têm consequências reais, para nós mesmos, para os outros, e (no âmbito de
trabalho) para a empresa; porque é impossível ignorar as histórias pessoais, e o
passado, mais cedo ou mais tarde essa extensão foge do nosso controle.
Discente: Taís Lima
Columbia Titanium Pants for the Indian Amusement of the
ResponderExcluirColumbia T-Shirt. $9.99. This stylish titanium hoop earrings shirt titanium sheets features the stilletto titanium hammer Columbian T-Shirt for Indian Amusement of the does titanium have nickel in it Indian Amusement of the Amusement of the mens black titanium wedding bands
Web Site wholesale sex toys,vibrators,dildo,male sex dolls,dog dildo,cheap sex toys,realistic sex dolls,cheap sex toys,sex chair read this article
ResponderExcluirb630k7thowy642 dog dildos,dildos,anal toys,g-spot dildos,dildo,cheap sex toys,bulk sex dolls,horse dildos,wolf dildo r521z8utalb235
ResponderExcluir