Atividades
profissionais do psicólogo e redefinições estratégicas nas organizações
(Zanelli)
O título supracitado refere-se ao texto em
que Zanelli trata de questões indispensáveis à formação do psicólogo organizacional.
Inicialmente, ele apresenta as reinterpretações que devem ser feitas pelos
profissionais e organizações, pois, encontramo-nos em constante curso cujas
transformações são intensas e contínuas, demandando mudanças, fazendo com que
haja a necessidade de adaptação das organizações. Estas precisam estar prontas
para perceber o que o ambiente lhe solicita. Para tanto há de ter flexibilidade
e eficiência interna, caracterizada pela vinculação, preparação, conhecimento e
atitude daqueles que a compõem.
Para atingir o que se propõe acima, faz-se
necessário que haja redefinições estratégicas das organizações. Estas
redefinições são caracterizadas por mudanças, nem sempre, ou melhor, na maioria
das vezes, não são bem vistas, já que trazem consigo o medo, o desconforto da
ideia de não saber lidar, a incerteza de habilidade para atingir (ou não) os
objetivos propostos. No entanto há de convir que a mudança também possa trazer
benefícios se for vista como possibilidade de redirecionamento que está
atrelado a aprendizagem, a autonomia, a horizontalização das relações. Estas
ações são inerentes às nas organizações que almejam adaptar-se às mudanças no
meio externo, pois se não amoldar-se, não poderá sobreviver a estas. (Zanelli,
2009)
Nessa perspectiva, a gerência necessita
reconhecer as mudanças, adquirir um caráter participativo e planejar-se a fim
de formar colaboradores críticos, capazes de fomentar ideias, propor
soluções.
Quanto ao psicólogo, espera-se que deixe de
ser um aplicador de técnicas, para atuar como um capacitador estratégico,
agindo como influente na mudança, participando dos planejamentos, assessorando a
organização e seus colaboradores para o crescimento de ambos.
ZANELLI, J.C. Atividades profissionais do
psicólogo e redefinições estratégicas nas organizações. In: ______. O psicólogo
nas organizações de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Discente: Edla Gama
Atividades profissionais do psicólogo e redefinições estratégicas nas organizações (Zanelli)
Zanelli inicia este texto abordando as características da atual situação do mercado pela flexibilidade, instantaneidade, etc. O autor se propõe, então a explicitar, os conceitos intrínsecos nos vínculos, nos elos contidos nas indeterminadas estratégias necessárias na gestão das organizações.
Zanelli inicia este texto abordando as características da atual situação do mercado pela flexibilidade, instantaneidade, etc. O autor se propõe, então a explicitar, os conceitos intrínsecos nos vínculos, nos elos contidos nas indeterminadas estratégias necessárias na gestão das organizações.
Esses vínculos estão sendo
constantemente modificados por influências externas e internas, através de uma
descentralização crescente do domínio do poder, que tem levado á necessária
revisão das expectativas, metas e valores dentro das empresas.
Esse poder está
intrinsecamente ligado à aquisição de conhecimento e a capacidade de
aprendizagem, interessante a diferenciação levada pela dupla responsável por
conduzir a discussão, de que a aprendizagem organizacional não simboliza a soma
das aprendizagens individuais; não é uma ciência exata, a distribuição de
conhecimento e aprendizado tangencia as competências, estruturas e capacidade
de cada funcionário envolvido no processo de gestão organizacional.
A intervenção do colega na
sala relacionando esse conteúdo a o vídeo de Mundo S.A se faz pertinente, pois
podemos ver como o investimento nos funcionários pode gerar mais retorno do que
uma modernização mecânica, por exemplo.
Essa reestruturação da qual
eu falava é ponto e local de intervenção do profissional de psicologia inserido
nas instituições; me chamou atenção o fato de que o autor trás medidas
pró-ativas para ilustrar atitudes possíveis na tentativa de revitalizar esses
desgastados sistemas de interação social dentro de uma empresa, fábrica ou
qualquer instituição. Apresento então os pontos que seriam:
·
Integrar suas percepções a dos outros;
·
Procurar validar suas percepções através do consenso
da efetividade no grupo;
·
Além de possuir e atuar sob sólidos
referenciais buscar inovar e criticar esses próprios referenciais;
·
Trabalha considerando diferentes
possibilidades e cenários;
·
Precisa compreender suficientemente bem as variáveis
e as formas de atuar sobre as mesmas;
·
Necessita do reconhecimento do que suas ações
resultaram no ambiente, na empresa, etc.
Outro conceito importante
apresentado foi o Empowerment que basicamente significa atribuir poder e
importância, conscientizar todo e qualquer funcionário sobre seu papel e
relevância na grande máquina que é uma empresa.
Fica claro na fala do autor
a importância para o psicólogo de observar, reconhecer e compreender as interações
e processos sociais presentes na empresa possibilitando assim identificar
aspectos positivos (pensamentos empreendedores, motivação, autoestima) e também
os negativos (pessimismo, insatisfação, ceticismo). Assim caberia ao psicólogo
não apenas mediar ou resolver conflitos, como um bombeiro chamado nas
emergências pontuais. Antes de qualquer coisa, caberia a ele conduzir aquilo
que Zanelli denomina planejamento participativo – uma forma integrada de atuar
que permite a empresa crescer e oferecer bons frutos aqueles que estão
inseridos nela.
Referências:
ZANELLI, José Carlos. Capítulo
três. O psicólogo nas organizações do trabalho.
Discente: Taís Lima
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